Uma massa de ar seco e frio provoca uma queda acentuada nas temperaturas em Santa Catarina a partir desta quinta-feira (20). A mudança começa pelo Grande Oeste e avança para as demais regiões ao longo da noite e da sexta-feira (21). No fim de semana, o frio deve se intensificar, principalmente durante as noites e madrugadas, com temperaturas próximas de 0°C em algumas áreas e possibilidade de formação de geada.
As menores temperaturas são esperadas entre o Meio-Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, onde os termômetros podem registrar valores próximos ou abaixo de 0°C. No Oeste e Extremo-Oeste, as mínimas devem ficar entre 2°C e 5°C, enquanto no Litoral e no Vale do Itajaí variam entre 5°C e 12°C. No sábado (22), apesar do predomínio de sol e do tempo firme, o frio continua, com máximas que não devem passar de 12°C nas áreas mais altas.
Cuidados durante o frio
A Defesa Civil alerta para o risco de desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares, especialmente entre crianças, idosos e pessoas em situação de rua. A recomendação é manter-se bem agasalhado, evitar exposição prolongada ao frio e garantir abrigo adequado aos animais. Em casa, quem utiliza aquecedores, lareiras ou fogões a lenha deve manter os ambientes ventilados para evitar acidentes e intoxicações. A população também é orientada a acompanhar os alertas oficiais e pode receber informações da Defesa Civil por SMS, enviando o CEP para o número 40199.