Vereador solicita implantação do sistema de matrículas online para escolas estaduais

O presidente da Câmara, vereador Coronel Mario (PR) apresentou requerimento na sessão desta segunda, 19, para que seja encaminhado ofício a secretária de Educação, Simone Schramm e à coordenadora da Unidade de Atendimento da Gered, Josinae Muller, solicitando que as novas matrículas dos alunos da rede pública de ensino estadual possam ser online, evitando assim as grandes filas de pais que necessitam de vagas para seus filhos, nas instituições de ensino pertencentes a rede estadual de ensino de Canoinhas.
“Se Canoinhas venceu as filas das matrículas, porque o estado não pode vencer? “, perguntou Coronel Mario, citando o exemplo de pais fazendo filas durante o final de semana em escolas estaduais como na João José de Souza Cabral para conseguir a vaga para seus filhos. “É uma falta de respeito muito grande na minha concepção, com essas pessoas, é preciso encontrar uma solução e buscar exemplos que estão dando certo, como no caso do município de Canoinhas”, justificou.
Problemas no Processo Seletivo para professores ACT’s
Outro motivo de requerimento encaminhado à secretaria de Educação do Estado, de autoria do vereador Coronel Mario (PR), foi para lamentar a forma descortês que professores de Canoinhas e região foram tratados no processo seletivo para professores Admitidos em Caráter Temporário (ACT’s), para o biênio 2019/2020, que ocorreu no domingo, 18 de novembro, em Mafra, sendo a Escola de Educação Básica Barão de Antonina um dos locais das provas.
Segundo informações e reclamações de muitos professores, a referida escola não possuía infraestrutura mínima de sanitários para comportar um grande contingente de professores, causando filas e muitos transtornos. “Algumas professoras tiveram que utilizar o sanitário masculino, devido a estrutura não ser adequadas para o número de professores no dia da prova, um verdadeiro descaso”, lamentou.