Três novos médicos devem atuar em Bela Vista do Toldo

Bela Vista do Toldo recebeu nesta segunda-feira (07), três novos médicos que vão atuar nos postos de saúde da cidade.
Dois deles, uma canoinhense e um boliviano, escolheram o município através do programa Mais Médicos, informou a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Secretário do setor, Natanael Pires.
Os profissionais devem substituir os médicos cubanos que atendiam no município.
Segundo o prefeito Adelmo Alberti, além deles, a médica Roberta Bauer, que é Canoinhense, foi contratada e iniciou o atendimento nesta semana na Unidade de Saúde Central.
MAIS MÉDICOS NO BRASIL
Em todo o país, começou o prazo para que os médicos inscritos na segunda chamada do programa se apresentem nos municípios onde irão atuar. A etapa ofereceu 2.549 vagas em 1.197 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Ao todo, 1.707 profissionais com registro brasileiro escolheram as localidades, ou seja, 842 vagas não foram preenchidas no país. Os candidatos têm até quinta-feira, 10, para comparecerem aos postos.
De acordo com o Ministério da Saúde, os médicos que decidirem por não trabalhar no programa devem informar às prefeituras, que comunicarão a desistência ao governo federal. Ao término do prazo de apresentação, a pasta realizará um novo balanço das vagas, e as que não forem ocupadas serão recoladas no sistema, para que outros profissionais tenham nova chance de escolhê-las.
A próxima chamada do Mais Médicos acontece nos dias 23 e 24 de janeiro para profissionais brasileiros formados no exterior. Nos dias 30 e 31 de janeiro, os médicos estrangeiros terão acesso ao sistema.