Prefeitura de Canoinhas vai entregar material escolar e uniformes neste ano aos alunos

O ano letivo de 2019 será especial na rede municipal de ensino de Canoinhas. “Vamos entregar material escolar e uniformes para mais de 6.400 alunos neste ano”, revela o prefeito Beto Passos. A compra está em fase de licitação. Os estudantes vão receber cadernos, lápis, borracha, régua e caneta.
Os pais ou responsáveis deverão solicitar os materiais nas secretarias das unidades. “Não vamos entregar a todos para evitar desperdício. Em outras entregas observamos que nem todos os alunos queriam os materiais e por isso cada responsável terá que assinar um termo informando o compromisso do aluno no cuidado e no uso”, explica o secretário Osmar Oleskovicz. A previsão é que os materiais devem ser entregues ainda em fevereiro.
Os estudantes também vão receber uniformes no mês de abril. As peças estão sendo produzidas em Canoinhas pela empresa Trunfo. “Vamos entregar calça, camiseta, japona, bermuda, saia, blusa e shorts”, conta Passos. Além disso, os estudantes vão receber tênis e meia.
Obras
Os alunos vão sentir outras mudanças também nas 43 unidades escolares: seis CEIs receberam pintura e reformas. O Vinícius de Morais ganhou sala nova podendo ampliar o atendimento. “E nesta obra do Vinicius destacamos a conclusão da obra com antecedência. A previsão era de receber a nova sala em março, mas já está concluída”, comemora o prefeito. Passos lembra que neste começo de ano também será inaugurada a nova escola da Barra Mansa.
Na próxima semana iniciam outras obras: de reforma para as novas instalações do CEI Pedro Ivo Oleskovicz, na antiga Casa de Passagem, próximo ao Residencial Nossa Senhora Aparecida e reformas com ampliação em outras unidades educacionais.
Alimentação
A alimentação dos alunos das escolas e Centros de Educação Infantil municipais do interior de Canoinhas chegará com muito mais qualidade a partir deste ano. O Governo do Município adquiriu um caminhão com refrigeração para garantir excelência no transporte dos alimentos. Para a compra do veículo Ford Cargo 1119 , o Município investiu aproximadamente 210,9 mil reais.
“Este é um avanço muito importante para o bem dos nossos alunos. Até agora o transporte era feito com um caminhão furgão e os alimentos eram acondicionados em isopor para serem transportados. Com o caminhão refrigerado, o transporte da merenda escolar resultará em uma melhor qualidade de vida para toda a nossa comunidade escolar”, comenta o prefeito Beto Passos.
Ônibus
A frota da Secretaria Municipal da Educação de Canoinhas também foi incrementada com um novo ônibus. O Nibus urbano escolar vai melhorar o transporte de alunos com deficiência. Adaptado, o veículo tem capacidade para transportar 20 pessoas. Este ônibus foi adquirido por meio de termo de compromisso firmado com o Ministério da Educação. O investimento é de R $274.050,00.
Formação
Antes de receberem os alunos, os diversos profissionais que atuam na rede já demonstram o comprometimento com a qualidade de ensino participando de capacitações e reuniões técnicas. Formação que iniciou na segunda encerra em outubro e está sendo feita em parceria com a Associação dos Municípios do Planalto Norte. O investimento é de mais de R $113 mil. Além deste curso de 766 horas, o Município de Canoinhas, por meio da Secretaria de Educação, está oferecendo aos professores dos anos finais e monitores da educação especial curso durante esta semana.