Os números comprovam: a população canoinhense aprovou a liberação de sinal de internet wi-fi gratuito nas praças e espaços públicos de Canoinhas. Há um ano o Governo do Município de Canoinhas disponibiliza internet livre nas Praças Lauro Müller, Oswaldo de Oliveira, em frente à prefeitura, no terminal rodoviário e no Parque de Exposições Ouro Verde.
De acordo com relatório divulgado pela Unifique, responsável pelo fornecimento da internet, até abril, 182.151 acessos foram registrados. Quase 13 mil cadastros foram realizados em doze meses. “É um item indispensável de comunicação, de trabalho e de estudos. Com a extinção dos telefones públicos, quem está no Centro pode fazer contato por meio da internet”, comenta o prefeito Beto Passos. Além de benefício aos moradores, a internet está facilitando a comunicação de quem precisa fazer negócios como os representantes comerciais e também dos turistas.
“Nossa iniciativa foi questionada porque achava-se que as pessoas iriam ficar de madrugada nas praças fazendo bagunça, mas o relatório mostra que à tarde é o período com maior número de internautas on-line”, informa Passos. A Praça Lauro Müller é o local com maior número de conexões: foram 71 mil. Em segundo lugar aparece a Praça Oswaldo de Oliveira com 55 mil acessos e o terminal rodoviário com 29 mil.
Quem conecta a internet gratuita também visualiza um pop-up com informações de utilidade pública produzidas pela assessoria de imprensa da prefeitura. Somente a campanha do IPTU 2019 teve quase 10 mil visualizações. Atualmente está sendo publicada informações sobre a campanha de vacinação da gripe, mas já tivemos informações sobre a Febre Amarela e a Dengue.
Embora o acesso seja gratuito, é limitado por um período de tempo para garantir a rotatividade e a ampla participação. A internet é liberada 24horas por dia, mas o usuário fica conectado durante uma hora. A conexão cai, sendo possível fazer novo acesso depois de uma hora. A velocidade de conexão é de 50 mega e não há limite de dados de acordo com a Unifique. Para acessar, um cadastro precisa ser feito no próprio aparelho a ser usado para a conexão – respeitando o Marco Civil da Internet. Não é permitido acesso a conteúdos violentos ou de cunho sexual.