Um incêndio em uma estufa de fumo destruiu cerca de 800 kg de tabaco na noite desta sexta-feira (19), em Canoinhas, no Norte de Santa Catarina. O fogo começou por volta das 22h55, na Rua Francisco Bueno Siqueira, no bairro Alto do Frigorífico.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), o filho do proprietário da estufa relatou que havia abastecido o forno com lenha há cerca de 10 minutos, e em seguida visualizou de sua residência que havia grande quantidade de fogo saindo do flap do forno, e da parte superior da estufa (telhado).
O homem tentou combater as chamas com o uso de uma mangueira de jardim, com ajuda de familiares e vizinhos, porém sem sucesso.
Quando os bombeiros chegaram ao local, o incêndio já se encontrava na fase de desenvolvimento completo, e havia consumido cerca de 56 m² da estrutura. As chamas também atingiram cerca de 800 kg de tabaco que estavam em processo de secagem.
Os bombeiros priorizaram a prevenção de outras duas estufas de fumo, um barracão para armazenagem de tabaco seco e uma residência unifamiliar que estavam próximas à área sinistrada. Após proteger essas áreas, foi feito o rescaldo e resfriamento da estrutura.
Para o combate e rescaldo foram utilizados aproximadamente 5800 litros de água, num tempo total de aproximadamente 1h45.
Não houve vítimas, apenas danos materiais.
O proprietário da estufa foi orientado quanto aos procedimentos e a guarnição retornou ao quartel.
O CBM orienta a população a tomar alguns cuidados para evitar incêndios em estufas de fumo: