Prefeito Beto Passos e Secretária Katia Oliskovicz falaram no Clube Comunidade sobre as medidas que serão adotadas. Foto: HSCC/Divulgação.
O prefeito Beto Passos e a Secretária de Saúde Kátia Oliskovicz, participaram ao vivo do Clube Comunidade desta sexta-feira (27), após a confirmação de que as vagas de UTI atingiram 100% de ocupação nos hospitais de Canoinhas e Mafra.
Clique aqui para assistir a entrevista em vídeo
Durante sua fala, o Executivo Municipal lembrou que o município possui 7 pacientes internados na UTI utilizando respiradores. “[O Planalto Norte] Passou para o nível Gravíssimo, e estamos vivendo um momento muito delicado. Tivemos quase 900 casos confirmados, sete pessoas estão internadas e respirando com a ajuda de aparelhos, e infelizmente já perdemos 12 pessoas desde o início da pandemia. O momento é de cuidado, de respeito, precaução e seriedade”, alertou.
O prefeito também desmentiu comentários de que o comércio seria fechado logo após as eleições municipais. “Quero tranquilizar a população que não há intenção de fechar o comércio. Durante a campanha, muito se falou que o prefeito iria parar, porém, nós obedecemos no mês de março, um decreto estadual, que é superior ao municipal. Não fomos nós que fechamos, foi uma decisão para os 295 municípios que tiveram que obedecer essa lei”, explica.
“Não desejo isso pra ninguém. Sabe o que é dormir 17h a 18h por dia, sentir fraqueza, perder peso e não conseguir se alimentar. Foi um momento muito difícil, já que eu e minha esposa fomos infectados, porém ela apresentou sintomas mais leves. E ainda tínhamos muita preocupação com nosso bebê, que está com poucos meses de vida. Por isso, reforço a importância dos cuidados”, disse Beto Passos ao Clube Comunidade.
A Secretaria de Saúde informou que já foram realizados mais de 7 mil testes na população. Por semana, estão sendo feitos, em média, cerca de 100 testes PCR, o que é considerados um indície bastante satisfatório.
Porém, a Secretária de Saúde Katia Oliskovicz lamentou que alguns moradores estejam “relaxando” com o não uso de máscara, com a realização de eventos clandestinos e aglomerações. “Sabemos o quanto é difícil para os pais e jovens ficarem em casa, principalmente em dias de sol. Mas é importante lembrar que o vírus continua circulando, por isso lembramos mais uma vez a importância do uso correto da máscara, de sempre lavá-la, trocá-la, utilizar álcool em gel e também manter o distanciamento. Cada um precisa fazer a sua parte”.
Outra questão levantada durante a entrevista foi sobre a faixa etária dos pacientes. No início da pandemia, muito se falava que somente pessoas idosas poderiam ser infectadas, o que com o passar do tempo isso mostrou que não. A Saúde acredita que com a liberação de eventos, churrascos com amigos de forma clandestina ou não, isso mudou o perfil da idade das pessoas que contraíram o coronavírus.
Novas medidas
O prefeito publicou nesta quinta-feira (26), o Decreto número 272/2020, que estabelece novas medidas de prevenção e enfrentamento do coronavírus (Covid-19). Clique no link abaixo.