Atleta canoinhense conquista segundo lugar na Olesc

Jovens atletas apresentaram na manhã desta segunda-feira, 17, ao prefeito Beto Passos, o resultado da participação na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) realizada de 30 de novembro a 8 de dezembro, nas cidades de Indaial e Timbó.
O destaque do grupo foi Andrei Tavares, 17 anos, que conquistou medalha no salto em distância. “Não esperava. Nos treinos não estava saltando tanto, mas na hora da competição acho que eu explodi e consegui esse resultado”, revela.
Andrei saltou 6,09 metros, perdendo apenas para o campeão sul-americano na modalidade que saltou 6,57. Além dele, João Vitor Konig, Fábio dos Santos, Bruno Gabriel Geraldo e Mateus Wieczorkivicz, todos com 17 anos, competiram na Olesc por Canoinhas obtendo bons resultados.
Eles são alunos do professor Dimas Chagas, da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL). Os atletas treinam há poucos meses.
O grupo foi formado por Dimas a partir da observação do desempenho dos jovens na fase municipal dos Joguinhos Escolares de Santa Catarina (Jesc).
Professor Dimas comemora o resultado dos alunos e afirma que este é “o recomeço do atletismo em Canoinhas”. A FMEL entra em recesso no dia 21 de dezembro, mas os treinos serão retomados a partir de meados de janeiro. “Quem tiver interesse em treinar pode procurar a FMEL”, afirma Dimas.
Com a palavra, os alunos
Os alunos participaram das provas de salto em altura, corrida, arremesso de peso e lançamento de dardo. Apesar de estarem orgulhosos pelo desempenho, os estudantes sabem que a prática esportiva vai além da conquista do pódio sendo fator essencial para a garantia de saúde e para melhorar o desenvolvimento físico e cognitivo. “Pra mim a atividade física é uma questão de saúde, mas essas conquistas ajudam muito como incentivo para continuar treinando”, observa João.
Fábio também aderiu ao atletismo pelo fato de praticar algum esporte, mas comenta que a estrutura oferecida pela prefeitura, por meio da FMEL, incita a prosseguir. “Essa ajuda nos motiva e já está dando resultado”, destaca.