A RÁDIO

Em 25 de agosto de 1948 entrava no ar a Rádio Canoinhas. Hoje com o nome Rádio Clube de Canoinhas, esta emissora é marcada por uma história de sucesso e superação. Seus fundadores foram os irmãos Álvaro e Manoel Machuca.

A Rádio foi precursora no microfone da ZYP-6, freqüência 560 quilocilos, seus primeiros locutores foram: Altamiro Ricardo da Silva, Pierina Possamai, Alfredo Teixeira, Geci Varela Ditrich, Bonifácio José Galloti, Mário Ferraresi e Nair Seleme. Na mesa de áudio estavam Emílio Schiwinski e Jurandir Ferreira.

No início da atuação da rádio era apresentado um programa sertanejo às 06:00hs da manhã, sob o comando de Alfredo Franco. A atração da tarde ficava por conta do quadro Gentilezas, onde amigos, parentes ou namorados ofereciam músicas. Para que tudo funcionasse bem, a rádio tinha agenciadores em todo o interior do município, onde o oferecimento era pago, sendo que de segunda a sábado o programa era das 14 às 15hs e no domingo das 13 às 19hs.

Os patrocinadores da programação eram: Casa Erlita, Casa Mayer, Casa Schereiber, Casa Lourenço Buba, Basílio Humenhuk Veículos, Casa Trevisani, Banco Inço, Comércio Francisco Fuck, Relojoaria Scheidt, Irmãos Bartinik, Comércio João Abraão Seleme, João Seleme e Filhos, Jordan e Cia, Foto Uhlig.

No sábado à noite havia o Parada da Alegria apresentado por Índia Morena Schramm, Alfredo Franco e Irineu Reinardt, onde desfilavam novos talentos adultos e infantis na área musical e de humor. Aos domingos acontecia a programação local, onde crianças cantavam, dançavam e tocavam músicas no piano e no violão, havendo sorteio de prêmios e apresentação do conjunto Serenata.
Destacava-se em 1957, o programa de Mulher para Mulher, com apresentação de Maria Rudey e Índia Morena Schramm, que permaneceu no ar por oito anos, divulgando receitas culinárias, tricô, crochê e poesias.

Em 1968 a emissora foi totalmente destruída por um incêndio, naquela época ainda chamava-se Rádio Canoinhas e estava situada no centro da cidade, não restando nada dos equipamentos e documentos, perdendo-se ai todo o seu acervo histórico.
Mas nesses anos todos a Rádio Clube que é uma das emissoras mais antigas do estado de Santa Catarina, fez história, participou e vem participando do progresso do planalto norte catarinense.

Atualmente a Rádio Clube está sob a direção do canoinhense Joselde Cândido Cubas Batista, diretor-presidente da empresa. A rádio conta com uma estrutura física que foi especialmente projetada para a finalidade de abrigar seus equipamentos. A equipe que hoje atua na emissora é composta por dezoito colaboradores, sendo locutores, editor de áudio, recepcionista, setor financeiro, administradores, servente, técnicos, setor de programação, departamento comercial, direção, além de uma equipe de apoio terceirizada composta por engenheiros de telecomunicações, técnicos em equipamentos, assessores jurídicos e contábeis, hoje a Rádio Clube de Canoinhas transmite na freqüência 890 kWz.

O diretor-presidente da Rádio Clube de Canoinhas, Joselde C. Cubas Batista, destaca que a Rádio cumpre sua missão social na sociedade e continuará a cumprir: “A Rádio Clube de Canoinhas tem como seu objetivo maior a ligação entre as comunidades, atendendo com qualidade seus patrocinadores e ouvintes, sempre respeitando o ser humano e divulgando assuntos que agreguem conhecimentos, mantendo a tradição e respeito pela região.”

Nossa História